segunda-feira, 28 de maio de 2012

Chico Buarque: o gênio da MPB


Acervo (Clube do Bolachão - Vinil de 1982)
Contra-capa (Disco de vinil - 1982)

 Francisco Buarque de Holanda, nasceu no dia 19 de Junho de 1944, no Rio de Janeiro, filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de D. Maria Amélia, pianista amadora.
Aos dois anos de idade mudou-se com a famíla para São Paulo. Em sua casa na rua Haddock Lobo, o menino ouvia muito rádio e tinha até um álbum de recortes com fotos de cantores.
Cursou o ginásio e o científico (Ensino Fundamental e Médio), no colégio Santa Cruz, distinguindo-se nas aulas, mas sobretudo no futebol e nas crônicas que escrevia para o jornalzinho da escola.
Terminando o científico ou ensino médio, entrou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, mas só frequentou até o terceiro ano. Sua turma gostava mesmo era de samba e cachaça. Já na época, Chico Buarque procurava sua definição musical em meio às mais variadas tendências.
"Claro que sou influenciado por Noel Rosa, mas me inspirei também em Dorival Caymmi, Ataulfo Alves, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho, Vinícius de Moraes. Até mesmo a música francesa me inspirou, principalmente quanto às letras."
A passagem do ingênuo bom menino para o compositor maduro e consciente não se deu sem percalços. Recusando acomodar-se à glória fácil, Chico expôs-se a "punições" tanto do sistema que o ajudara a desbrochar quanto uma parte do público que exigia dele apenas lenitivas canções de amor. Mas Chico reagiu, compondo de modo a tornar definitivo o rompimento com lirismo nostálgico que antes parecia identificá-lo.
Com pouco mais de vinte anos, Chico viu-se a abraços com uma fama inesperada: capa frequente de revistas, ídolo de um público imenso e sem quaisquer problemas econômicos, poderia ter-se acomodado à imagem do rapaz bom e bonito que à maquina empresarial construíra para ele. Chico preferiu manter-se fiel a si mesmo e participar ativamente da construção de seu tempo.
Enfim, O Clube do Bolachão tem a honra de prestar uma singela homenagem para aquele que é sem dúvidas, o gênio da Música Popular Brasileira.
Valeu Chico!


Fonte de pesquisa: Coleção Grandes Compositores / História da Música Popular Brasileira. (Abril Cultural; 1982).

Nenhum comentário:

Postar um comentário