quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Uma breve História do Disco de Vinil

Conhecido popularmente como Vinil ou Long Play (LP), o disco de vinil surgiu em 1948, assim sendo, essa mídia utilizava o material vinil para a reprodução musical, ou seja, um disco de plástico PVC ou cloreto de polivinila de cor preta, de modo que, tocava as músicas através de um toca-disco. Logo, ele se popularizou e tornou obsoletos os antigos disco de goma-laca de 78 rotações - RPM (rotacões por minuto) utilizados.
O disco the Voice de Frank sinatra lançado pela gravadora Columbia Recorde, nos Estados Unidos foi o primeiro LP da história. No Brasil, a primeira capa desenhada foi por Paulo Bréves em 1951.


É importante destacar que, o apelido dado carinhosamente como "Bolachao" foi colocado primeiramente aos discos de 78 rpm, como um jargão das rádios cariocas que o popularizaram e, só depois passou para vinil.
Enfim, em pleno século XXI, o disco de vinil continua tocando nos corações de todos as pessoas que apreciam as boas músicas, e, reconhecem como uma obra verdadeiramente de arte.

2 comentários:

  1. Parabéns! Muito boa idéia essa divulgação. Quantas boas músicas de grandes cantores já fizeram sucesso no nosso "Velho Vinil". Possuo alguns poucos discos de vinil, os quais reluto em me desfazer. É com grande satisfação que sigo este blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cristina por nos seguir, pelas bela palavras, assim como, o seu depoimento sobre a importância do vinil na música através de sucesso de grandes compositores e intérpretes que fizeram e fazem partes das nossas vidas. Um forte abraço e estamos sempre abertos para sugestões.

    ResponderExcluir