terça-feira, 12 de junho de 2012

História e Música no Dia dos Namorados

 
O Dia dos Namorados é uma data muito especial para os casais românticos, seu surgimento foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais.
No dia 15 de Fevereiro, faziam uma festa a estes deuses, de modo que, agradeciam a fertilidade da terra, os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua esposa. Como muito casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bençãos de Deus.
Com isso, o dia 14 de Fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine's Days) em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa.
A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de Junho para ser o dia dos namorados em nosso país. A data foi escolhida às vésperas do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro.


Fonte: Site do Brasil Escola.

3 comentários:

  1. Fascinante!!
    Pena que hoje em dia as pessoas não namorem mais,
    apenas fiquem!!!

    À todos um lindo dia dos namorados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O namoro entre os casais deve ser como uma plantinha que precisa ser regada todos os dias, mesmo depois de muito anos juntos. Um forte abraço Vera e lindo dia dos namorados para você também.

      Excluir
    2. Deve ser uma conquista diária, uma troca de coisas boas...Nada sobrevive se ficar à deriva, se cair no descaso.

      Excluir