quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sebo Rio Branco - Tradição, Cultura e Lazer em Natal/RN

Comemoração na Semana da Árvore no Sebo Rio Branco / 2012

Gilberto Fernandes - frequentador assíduo do Sebo
Rodrigo (esquerda) Ronaldo - Proprietário (centro) e Gilson (direita)

No Sebo Rio Branco o cliente é um parceiro do meio ambiente

Sebo Rio Branco - O ponto de encontro com a cultura

Tradição, Cultura, Lazer e Responsabilidade Ambiental

A melhor loja de Cds, DVDs e Vinil em Natal/RN

A humanidade desde os seus primórdios até os dias atuais passou por várias revoluções, e ao longo dos tempos essas tranformações foram marcadas por grandes acontecimentos.
Diante desses acontecimentos, aparece o mercado tradicional dos Sebos, de modo que, sua origem remete-se à Europa do Século XVI, no qual mercadores sabendo da importância de certos documentos, começaram a vendê-los para pesquisadores. Esses comerciantes ou mascates eram chamados de alfarrabistas, nome que ainda é usado em alguns países do continente.
No Brasil, os Sebos surgiram em 1822, na cidade do Rio de Janeiro, e o seu nome originou-se em uma época que não existia energia elétrica, e as pessoas liam á luz de velas, por isso, o nome deriva da ideia que um livro usado é ensebado ao folhear.
Em Natal/RN, os Sebos surgiram na década de 30, o primeiro localizava-se no bairro da Ribeira, onde grandes intelectuais da época frequentavam. inclusive o maior deles, Câmara Cascudo.
Nos dias atuais, existe o tradicional e respeitado Sebo Rio Branco no bairro da Cidade Alta, em Natal/RN, do proprietário Ronaldo Gurgel. O Sebo Rio Branco, é considerado através de pesquisas realizadas com frequentadores desse segmento de mercado, como o melhor Sebo de Natal/RN. Esse estabelecimento, além de vender livros, revistas, CDs, DVs e discos de vinil, também desenvolve um projeto ambiental com a sociedade distribuindo mudas durante os 365 dias do ano.
Enfim, se tradição, cultura , lazer e responsabilidade ambiental tem nome em Natal/RN, quem conhece e frequenta pode chamar de Sebo Rio Branco.