sexta-feira, 13 de julho de 2012

13 de Julho - Dia Mundial do Rock


 Live Aid - 13 de Julho de 1985
Bob Geldof - idealizador do Live Aid
O Rock originou-se nos Estados Unidos na década de 50 e logo esse gênero musical se espalhou pelo mundo passando por várias modificações sonoras e visuais. Sua importância não se resume apenas na sua sonoridade, mas sim pelo seu envolvimento nas questões polítcas e sociais da humanidade.
Para alguns esse estilo de vida existe desde dos anos 30 com suas raízes no country blues, mas foi no dia 13 de Julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock na terra, Live Aid. Esse evento tinha como finalidade conseguir recursos para que a miséria e a fome na África fossem minimizadas. Dois shows foram realizados, sendo um no Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e o outro no JFK Stadium  na Filadélfia (Estados Unidos). Os shows traziam grandes estrelas como, Paul MacCarteney, Elton John, The Who, Boomtown Rats, Sting, Davis Bawie, Rolling Stone, Bob Dylan, Queen, Led Zeppelin, Eric Clepton, Madonna, Santana, entre outros. Cerca de 2 bilhões de telespectadores em 140 países deram uma audiência fantástica no planeta. O Live Aid conseguiu não só tocar os bolsos e as mentes das pessoas, mas também os corações de todos.

Tina Tuner e Mick Jagger

u2 e Paul MacCarteney


Enfim, seja pesado, leve, romântico e emotivo, o mais importante é que ele continua muito vivo e influenciando as novas gerações desse 3° milênio. Parabéns para o Rock Roll!!