segunda-feira, 28 de maio de 2012

Chico Buarque: o gênio da MPB


Acervo (Clube do Bolachão - Vinil de 1982)
Contra-capa (Disco de vinil - 1982)

 Francisco Buarque de Holanda, nasceu no dia 19 de Junho de 1944, no Rio de Janeiro, filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de D. Maria Amélia, pianista amadora.
Aos dois anos de idade mudou-se com a famíla para São Paulo. Em sua casa na rua Haddock Lobo, o menino ouvia muito rádio e tinha até um álbum de recortes com fotos de cantores.
Cursou o ginásio e o científico (Ensino Fundamental e Médio), no colégio Santa Cruz, distinguindo-se nas aulas, mas sobretudo no futebol e nas crônicas que escrevia para o jornalzinho da escola.
Terminando o científico ou ensino médio, entrou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, mas só frequentou até o terceiro ano. Sua turma gostava mesmo era de samba e cachaça. Já na época, Chico Buarque procurava sua definição musical em meio às mais variadas tendências.
"Claro que sou influenciado por Noel Rosa, mas me inspirei também em Dorival Caymmi, Ataulfo Alves, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho, Vinícius de Moraes. Até mesmo a música francesa me inspirou, principalmente quanto às letras."
A passagem do ingênuo bom menino para o compositor maduro e consciente não se deu sem percalços. Recusando acomodar-se à glória fácil, Chico expôs-se a "punições" tanto do sistema que o ajudara a desbrochar quanto uma parte do público que exigia dele apenas lenitivas canções de amor. Mas Chico reagiu, compondo de modo a tornar definitivo o rompimento com lirismo nostálgico que antes parecia identificá-lo.
Com pouco mais de vinte anos, Chico viu-se a abraços com uma fama inesperada: capa frequente de revistas, ídolo de um público imenso e sem quaisquer problemas econômicos, poderia ter-se acomodado à imagem do rapaz bom e bonito que à maquina empresarial construíra para ele. Chico preferiu manter-se fiel a si mesmo e participar ativamente da construção de seu tempo.
Enfim, O Clube do Bolachão tem a honra de prestar uma singela homenagem para aquele que é sem dúvidas, o gênio da Música Popular Brasileira.
Valeu Chico!


Fonte de pesquisa: Coleção Grandes Compositores / História da Música Popular Brasileira. (Abril Cultural; 1982).

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Robin Gibb: o "imortal" da música pop internacional



 Mais uma perda nesse mês de Maio para a música Internacional, depois de Donna Summer, agora foi o músico Robin Gibb que morreu aos 62 anos nesse domingo (20/05/2012) de câncer no fígado.
Robin Hugh Gibb foi um dos membros e fundadores da banda pop Bee Gees, de modo que, começou a cantar aos 6 anos de idade. Entre brigas e separações, Robin Gibb se destacou na carreira solo e embalou muito sucessos, tais como: Juliet, Secret Agent, Like a fool, entre outros.
Robin Gibb junto com os Bee Gees, está desde de Junho de 1994 no Hall da Fama dos Compositores, por sua grande contribuição compondo com os Bee Gees e em carreira solo.
Enfim, com um timbre de voz marcante e considerado uma das melhores vozes de todos os tempos, Robin Gibb será sempre um "imortal" da música pop Internacional.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Uma "Rainha" chamada Donna Summer

Donna Summer - Rainha da disco music
 O Clube do Bolachão informa que hoje é um dia triste para os amantes da boa música. Nesta quinta-feira (17/5) morreu a cantora norte-americana de 63 anos, Donna Summer. Ela sofria de câncer e estava vivendo na Flórida. Nascida na cidade de Boston em Dezembro de 1931, começou cantando no coral de uma  igreja que frequentava.
Donna Summer foi  apelidada nos anos 70 como a Rainha da Disco, de modo que, lançou várias músicas que foram sucessos, tais como: Last dance, "Bad girs, I feel love, entre outras. Sua carreira foi coroada com cinco Grammy, incluindo os de melhor performance vocal feminina em rock e melhor gravação dance.
Em 2009, os fãs aqui no Brasil tiveram a oportunidade de assistir o show, pois a mesma estava numa turnê pelo mundo para promover o seu disco.
Enfim, O Clube dos Bolachão e os amantes da boa música sabem que, Donna Summer será sempre a Rainha da disco music, principalmente, nos "corações" das pessoas que vivenciaram momentos fantásticos e marcantes através das suas músicas.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O romantismo de Johnny Mathis


Acervo (Clube do Bolachão)
Johnny Mathis

 Johnny Royce Mathis, ou simplesmente Johnny Mathis, nasceu no Texas, Estados Unidos, em 30 de Setembro de 1935. Suas canções românticas fizeram parte da vida de pessoas durante décadas, ou seja, muitos casais se conheceram e apaixonaram-se ao som das belíssimas músicas desse artista.
Dono de uma voz invejável, Johnny Mathis é considerado um dos maiores cantores românticos de todos os tempos, e já vendeu mais de 200 milhões de discos. Cantor, compositor e ator, ele já participou de vários filmes, de modo que, em sua discografia encontam-se sucessos como: Mister, "Wonderful, Wonderful", My love for you, entre outras. Um grande sucesso na sua voz foi a canção Smile, composta por Charlie Chaplin para o seu filme Tempos modernos (1936).
Enfim, O Clube do Bolachão tem a honra de prestar uma singela homenagem para aquele que, certamente, é considerado o dono de uma das mais belas vozes americana da música de todos os tempos.